Lidar com o stress

Porque é que o trabalho existe ?

Posted on: Setembro 10, 2009

.

.

Trabalho é algo inventado para garantir que as pessoas fiquem ocupadas e não sintam falta de vida.

Se trabalhamos 8 horas por dia mais uma para refeição sobram 13h ao dia. Como precisamos de comer, tomar banho e manter o espaço onde vivemos em condições habitáveis lá vão mais 2 horas. Ficam 11h.

Lembrando que nem todas as pessoas moram ao pé do trabalho e sendo querida, imaginemos que gastamos1 hora por dia em transportes (próprios ou públicos, tanto faz). Estamos com 10 horas.

Como passámos o dia a trabalhar, depois de chegarmos a casa ainda tivemos de fazer jantar, dar um jeito ao que precisa, pôr roupa a lavar/enxugar e quem tem filhos, dar-lhes de comer e banho (no mínimo). Depois precisamos de descansar um pouco. Vemos um filmezinho ou a telenovela ou o telejornal ou todos. Menos de 2 horas não é porque temos o direito de descontrair. Sobram as 8 horas para dormir.

Acontece que antes de dormir precisamos lavar os dentes, se não tomámos banho assim que chegámos a casa também é preciso fazê-lo, notamos que nos esquecemos de fazer qualquer coisa e tratamos de a despachar para não ficarmos sobrecarregados para o dia seguinte. Afinal já só temos 7horas para dormir.

Quem vive com alguém tem outras formas de descontrair e o tempo para dormir reduz-se ainda mais, para não falar na possibilidade de vizinhos barulhentos.


Vejamos as coisas a partir de outra perspectiva


Não trabalhamos mas recebemos ordenado á mesma e temos as 24horas á nossa disposição. Depois de fazermos o que é preciso em casa vamos ter tempo para querer nos divertir e entreter. Vamos querer passear, ter coisas bonitas na casa e em nós porque teremos tempo para as apreciar e fazer coisas que implicam disponibilidade como um passeio de barco ou visitar uma exposição. Teremos mais tempo para ver televisão e ler revistas o que vai fazer com que queiramos estar a par das actuais tendências de moda na roupa, sapatos, decoração, jóias, relógios e carros. E vamos ser confrontados com um facto:

O dinheiro que ganhamos não dá para estas coisas todas. As oito horas que passavámos a trabalhar, passamos em casa ou nalgum lugar que não implique despesas porque o que ganhamos só da para comer, casa, despesas da casa e talvez carro.


Então começamos a achar que estar 8/9horas num lugar (a trabalhar) é melhor


E foi essa a conclusão a que chegou quem inventou o trabalho. Ao menos assim as pessoas não se apercebem. Têm tão pouco tempo que nem sabem o que mais existe e se souberem não se preocupam porque sabem que não têm tempo para o fazer.


É a história da pescada com o rabo na boca


Começamos a trabalhar para ganhar dinheiro para:

poder ter objectos (casa, carro, roupas, sapatos, relógios, jóias, mobília, electrodomésticos, tapetes, lençóis, toalhas, talheres, pratos, computadores, aparelhagens…);

pagarmos as despesas associadas aos mesmos (empréstimos, água, luz, telefone, gás, comida, gasolina, seguro, inspecção, revisão, arranjos, software, cds, dvds …);

termos acesso a  serviços para melhorar a nossa qualidade de vida (médicos, dentistas, cabeleireiros, manicures, pedicures, restaurantes, cafés, férias no país ou foras, hoteis,…);

e fazermos coisas para nos divertir (ir ao cinema, teatro, comer pipocas, sair á noite, tomar um copo, passear ao domingo,…).


Começamos a trabalhar para isto. Depois vemos que o que ganhamos não é suficiente para tudo o que queremos ou fazemos. Então temos de cortar nalgumas coisas para garantir que continuamos com as que são importantes . E deixamos de ir ao médico, ao cinema e de tirar férias porque temos a casa e o carro para pagar.

Podemos trabalhar mais mas aí só temos a casa para dormir e o carro para nos levar para o trabalho.

Podemos deixarmo-nos ficar assim e tentar descobrir:

Se estamos a trabalhar, porque é que não podemos fazer as coisas que fizeram com que começássemos a trabalhar em primeiro lugar?


About these ads

4 Respostas para "Porque é que o trabalho existe ?"

verdadeiramente nos precisamos de trabalhos…muitos dos motivos e esse que vcs falam;;;;em oculpar o tempo..gostei;;parabens

parabens…gostei muito do que vcs disseram…sobre oculpar o tempo trabalhando..parabens gostei muitpo..

prabens…e verdade..nos temos que oculpar nosso tempo e umas das maneiras e trabalhando né..

Olá Sara,

Obrigada pelos prarabéns. Desde a altura emque escrevi este artigo atéhoje mudei um pouco a minha maneira de encarar o trabalho e até da minha noçãodo que é trabalho.

Agora acho que trabalhar vai desde um emprego pelo qual recebemos ordenado a arrumar a casa e cuidar de nós próprios e todas as coisas quetemos de fazer na vida para a vivermos como queremos.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: