Lidar com o stress

Stress

Posted on: Março 16, 2009

Desde que estou sem trabalhar tenho tido muitos convites para ir tomar café, ao cinema, almoçar e jantar fora. Eu gosto dessas coisa mas eu não tenho rendimento suficiente para fazer isso com regularidade. A falta da certeza de um ordenado no fim do mês faz-me ponderar bem qualquer despesa que faço.

As coisas que gosto de fazer coisas implicam gastos. Gosto de ir ao cinema, fazer longos passeios de carro, ir tomar café fora da cidade onde vivo, comer bem, jantar fora de vez em quando, aproveitar um dia de sol em que tenho tempo para almoçar fora, ir ao cabeleireiro de 2 em 2 meses…

A minha vida mudou muito.

Agora uso o carro para ir ao supermercado, se souber que venho com muitas coisas e pesadas ou para ir a algum lado em que demore muito tempo a ir de transportes públicos por causa dos horários .

Para dar uma volta para pagar contas ou ver lojas (só ver, comprar está fora de questão até os próximos saldos e isto se já estiver a trabalhar), apanho um autocarro, para poupar no parque e na gasolina. Isto eu até gosto de fazer. Vou a olhar para a paisagem pelo caminho e gasto 1,80€ para ir e vir (se levasse o carro só o estacionamento seria mais que isto).

Para ir ao supermercado perto de casa comprar uma ou duas coisas que me esqueci, vou a pé. Disto gosto ainda mais. Ando a tentar aprender a cozinhar para evitar desperdícios e continuar a comer bem sem gastar muito.

Vou ao cinema uma vez por mês (custa-me tanto porque é algo que gosto muito de fazer).

 Jantar fora só quando alguém faz anos e mesmo assim tento compensar gastando ainda menos nos dias seguintes.

Faço passeios longos quando alguém tem de ir a algum lado longe e convida-me para fazer companhia e tomo café na padaria que tenho ao pé de casa. Vou passar a ir ao cabeleireiro 2 vezes por ano.

Não posso reclamar.

 Para aproveitar o tempo, passo muito tempo na net a aprender coisas que me interessam e ao mesmo tempo vou estudando para um curso em que me inscrevi quando estava a trabalhar e sabia que no fim do mês o dinheiro caía na conta. O curso é sobre algo que me apaixona por isso acho que é um bom investimento.

A casa precisa de ser arrumada, preciso de preparar as minhas refeições, passar tempo com a minha mãe enquanto posso, estudar para conseguir vir a fazer algo com o que estou a aprender e tenho que ter a cabeça limpa para escrever para ver se consigo ganhar dinheiro com os outros blogs aos quais me referi ao princípio.

Pode parecer pouco para as super mulheres (eu sei que existem porque conheço algumas). Sei que para além do que eu faço ainda têm de cuidar dos filhos, do relacionamento com o companheiro e delas próprias. Mas o que eu faço já é suficiente para muitas vezes sentir-me sufucada.

Acontece que as minhas amigas sabem que estou desempregada e pensam que passo o dia todo sem fazer nada por isso convidam-me para fazer-lhes companhia. Muitas vezes tenho de recusar e elas chateiam-se.

É incrível a ansiedade que sinto quando fazem pressão psicológica sobre mim. Eu mantenho a minha decisão mas ás vezes tenho que chatear-me e eu não gosto de chatear-me. Acho que ninguém gosta.

Tenho uma boa vida. Estou a fazer o que a maior parte das pessoas faz a vida toda mas tinha-me habituado a outra maneira de fazer as coisas. Custa-me muito mudar.

 

Se sente o mesmo e já aprendeu a lidar com a pressão deixe um comentário a dizer como faz. Pode ser que aprenda algo consigo.

(Para não sentir-me mais pressionada eu só vou responder aos comentários uma vez por semana. Numa só resposta agradeço a sua sugestão, o que aprendi com a sua experiência e faço qualquer pergunta que me tiver surgido quando os lia).

Deixe uma Resposta

