Lidar com o stress

Sucesso é seguir o plano

Posted on: Novembro 23, 2011

.

Não está a ser fácil concluir algo todos os dias. Desde acabar mas mal feito e ter de recomeçar de novo, a encontrar entraves (os mesmos ou outros que fizeram com que parasse inicialmente), a sentir-me pressionada para fazê-lo seja em relação ao que for.

Era tarde, estava cansada e queria dormir mas sabia que não tinha acabado/concluído algo ontem. Esforcei-me para encontrar algo que pudesse fazer coincidir com o  conceito que tenho usado de atribuir 30 minutos por  tarefa.

Escolhi apontar as minhas despesas na agenda que uso para esse fim e que estava cheia de papeis mas ainda não tinha apontado nada este mês.

Terminei em 19 minutos.

Deitei-me com a consciência tranquila de ter feito o que me tinha proposto fazer, com o alívio de mais um bocadinho de papelada organizada e com a sensação de dever cumprido e trabalho feito.

Efeitos secundários

Bons

Ando “à procura de coisas para acabar”. Quero dizer, conforme o dia segue, presto mais atenção ao que me rodeia e vejo quais são as coisas que precisam de ser concluídas de uma forma ou de outra. Escolho uma para o dia seguinte (tenho escolhido as mais fáceis, admito) e ponho-me a pensar em qual será a melhor forma de concluí-la.

É uma espécie de visualização. Vou pensando em como devo fazer para concluir as coisas e quando chego ao que julgo ser a melhor solução, consigo ver a coisa terminada.

Ontem pensei numa almofada de arraiolos que está há 17anos à espera de ser terminada. Já sei como fazer. Hoje vou concluí-la. Vai demorar mais que meia-hora por isso vou começar bem antes de me dar o sono.

Para amanhã ando a pensar num monte de papel solto a precisar de ser organizado em capas com separadores…

Menos bons

Isto tem afectado o meu sono. Acordei às 07:30 sem despertador (estou de férias)  e passei grande parte da noite a sonhar com variações da seguinte frase como se as estivesse a ler:

Prática+Esforço= Sucesso

Falhar+Aplicação= Sucesso

…+ Acordar às 06:ooh= Sucesso

Disciplina+Dedicação=Sucesso

… e mais do género.

Por positivas e inspiradoras que sejam (e são) não me deixaram dormir bem. Devo ter visto uma imagem deste tipo:

Do site Super Abril

(e o texto que acompanha a imagem é Super Interessante)

Mas isto tudo para dizer que o ter tomado a decisão de concluir algo todos os dias, está constantemente presente e faz-me pensar e “resolver”, as coisas consciente e inconscientemente.

É como se as  coisas por terminar fossem livros numa estante à espera de ser lidos e a decisão de concluir algo todos os dias fosse o acto de tirar o livro da prateleira e começar a lê-lo.

P.S. O título do post é uma frase do livro “Mentes brilhantes, notas fracas” de Michael D. Whitley.

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

