Lidar com o stress

Lidar com o stress porque faz parte da vida

Posted on: Fevereiro 6, 2016

Stress faz parte da vida. Lidar com ele é um processo em constante mudança porque a vida está em constante mudança e aquilo que já estava “domado” deixa de estar.

Por algum motivo pensava que por começar a trabalhar deixaria de ter stress. Tenho tido vários tipos e intensidades de stress associadas ao trabalho e não associadas ao trabalho.

No último ano foi de tal forma que “fui abaixo”. Estive um mês de baixa com o único objectivo de descansar do cansaço extremo. O médico achou que nem seriam precisos remédios, só descanso.

Como é óbvio não é algo que se possa fazer regularmente e comecei a olhar para as formas de lidar com o stress de maneira a preveni-lo em vez de deixá-lo chegar a níveis que chegou.

Não tenho nada de concreto/resumido para apresentar mas estou a aprender.

Eis as áreas:

Saúde – e aqui refiro-me a alimentação, boa alimentação que é um conceito que muda de pessoa para pessoa, escritor para escritor, etc, por isso ando a pesquisar a “minha boa alimentação”;

Organização do espaço/ Feng Shui – que o ambiente influencia-nos (relaxando ou stressando) é um facto. Como fazer que nos influencie positivamente cai na esfera do Feng Shui;

Divertimento – as responsabilidades são tantas que esqueço de mim, de me divertir, de descansar, de fazer por mim ou melhor, de deixar que outros façam por mim, de estar com família e amigos. Isto cai na gestão do tempo. Como usar o tempo que sobra entre casa, trabalho e responsabilidades implica planear;

Imagem – “É ridículo pensar em roupa, sapatos, cabelo e unhas com tanta coisa para fazer.”- pensava eu. Enganei-me, é uma das maneiras de melhorar a auto-estima e garantir que me trato bem noutras áreas da vida. Também é uma forma das outras pessoas tratarem-me melhor. O que reduz uma parte do stress que crio e que entra na minha ida. E

Finanças pessoais – este é batido mas é algo que ainda preciso de “trabalhar”. Em vez de querer tudo, estou a adoptar um passo de cada vez.

passos de bébé

 

Não são propriamente objectivos mas são as áreas nas quais quero focar-me este ano para viver mais descontraída/feliz.

Eis alguns sites onde vou buscar a “sabedoria”:

Saúdehttp://draxe.com, http://goodfoodeating.com/ e medicina tradicional chinesa

Organização do espaço/ Feng Shuihttp://www.fengshuiforus.com/

Divertimento– não há site aqui. Escrevo tudo o que quero fazer conforme vem à mente, apontando numa lista que está gigantesca e antes do início de cada mês olho para os itens da lista e escolho 5 para fazer durante o mês seguinte: um por folga. Só fiz 2 o mês passado mas sabe uma coisa? Foram 2 a mais que o ano passado inteiro.

Imagemhttp://aishajones.com/

Finanças pessoaishttp://affordanything.com/

 

Lidar com o stress é um exercício diário. Quero torná-lo tão automático que nem sinto que é isso que estou a fazer.

E você, em que áreas vai-se focar para lidar melhor com o stress?

Deixe uma Resposta

